sábado, 29 de dezembro de 2012

Um texto/não-poema, reescrito e reescrito no laboratório que é o blog



Quando palavras chegam e não as compreendo,
perecem enxames de libélulas, borboletas, grilos, traças, corvos em manadas azuis  e desenfreadas.

Escuto sons de uma língua estrangeira,
orgãos e catedrais de um passado ancestral, 
atemporais, no entanto, pois vivos e atuais.

Escutando minha alma absoluta,
letras descansam meus ombros,
asas quebradiças.

Criando raízes me transformo em pé-de-fruta,
rezo a um deus desconhecido,
e digo, seja o que o deus quiser.

O vento balança meus galhos,
e letras, antes de serem palavras,
recuam assustadas,
não mais  me rodeam em enxames,
não se juntam em sílabas,
nem dançam à luz de meu olhar.

Outras letras no entanto, chegam
se encadeiam e formam palavras inteiras,
coriscos riscando noites de verão,
vagalumes pisca-pisca,
 palavras soltas, antes de formarem frases.

Por que preciso das palavras?
Por que não as deixo em paz?
Ora, me perturbam,
ousam me renovar,
e criam realidades.

Mas aqui, com palavras construí
um excesso de imagens.

menos é mais.

7 comentários:

  1. [a mão,

    o molde
    e o corpo da palavra.]

    um abraço, Eliane

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, belíssimo o poema publicado em seu blog! Obrigada pela visita1 Desejo-lhe um abençoado 2013! um abraço

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, é mesmo, a mão pode ser o molde da palavra. Neste sentido o poeta é pitor, não é?

    ResponderExcluir
  4. Bom Ano, Eliane!

    Tudo de bom!

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Feliz Ano Novo com muitas palavras de Amor!
    bjokas
    Mariinha

    ResponderExcluir
  6. Que neste ano, Deus nos ensine a Paz, e que estejamos todos prontos para ouví-la. Que nossos erros, não sejam o nosso fardo, mas a experiência para decisões melhores. Que a religião, não seja razão para o ódio, mas para a união entre os homens. Que as diferenças, não justifiquem problemas, mas que mostrem soluções diferentes. Que em 2013, a força seja boas palavras, e que as plavras sejam ouvidas sempre. Que o poder não derrube paredes sobre as pessoas, mas que destrua barreiras entre elas. Que possamos sonhar, e repartir calor, carinhos, ideias e experiências... Que seu Novo Ano seja repleto das bençãos de Deus.

    ResponderExcluir
  7. ELIANE. VC TEM OUTRO BLOG!

    LINDO SEU POST!

    VOU COLOCAR TB EM MEUS BLOGS FAVORITOS!

    ESTOU SEGUINDO VC AQUI TB!

    AMEI ESTE SEU BLOG!

    QDO PUDER,VISITE O MEU.

    POSTEI UM FILME LINDO COMPLETO E DUBLADO EM PORTUGU~ES.

    ÓTIMA SEMANA,QUERIDA!

    BEIJOKAS

    DONETZKA


    QUERIDA AMIGA.



    TIRE ESSAS LETRINHAS DE CONFIRMAÇÃO.

    ELAS DIFICULTAM MUITO.

    VÁ NO MEU BLOG NA CATEGORIA "MENSAGENS PESSOAIS E PROCURE PELO POST:

    "BLOGSPOT_COMO CONFIGURAR COMENTÁRIOS..."

    ESTÁ LÁ NO MEU NO LINK QUE VC COLA NO SEU NAVEGADOR:

    http://donetzkatextosbonitoseimagenslindas.blogspot.com.br/2012/11/blogspotcomo-configurar-comentarios.html

    ResponderExcluir