domingo, 1 de maio de 2011

Variações em torno de um guarda chuva



Comecei a desenhar por volta de 2003. Antes nem imaginava possível.
"Variações em torno de um guarda chuva" data dessa época, sendo de meus primeiros desenhos.
A arte, segundo Kandinski é uma experiência espiritual, (sem nada de misticismo). E segundo o mesmo artista todas as formas de arte estão ligadas entre si. A vida as permeando todo o tempo.
Encontro interlocutores e intercessores em vários artistas, escritores e pintores, afinidades eletivas. A música, embora esteja em mim, ainda é muito misteriosa. Sinto-a, experimento-a, mas não tenho palavras, pelo contrário, só posso gritar BRAVO!!!!!! quando uma música me emociona.
Para mim, a prática da psicanálise é permeada pela arte em todas suas formas, pelo mito, sonhos. E essencialmente pela vida.
Minha principal função enquanto terapeuta é estar viva e na vida ao atender meus pacientes. Por incrível que pareça estar viva e na vida é amor.

10 comentários:

  1. Caríssima Eliane.
    Acho que é a função que dá vida dentro do sistema.
    Acho que a função de amar, tratar (ou deixar que se tratem - sem atrapalhar a natureza ou função) é belíssima.
    Um bom abraço.

    ResponderExcluir
  2. Jaime,

    obrigada! Você sempre me anima, traz alma.
    Uma boa noite de domingo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Eliane, acho que o amor é a chave de todos os mistérios da vida, não?
    Adoro visitar esse seu espaço, sempre levo algo de muito interessante comigo!
    Tenho um filho que esta terminando Psicologia nesse ano, já até falei com ele sobre seu blog...rs
    Uma semaninha bem iluminada,viu!
    Bjka

    ResponderExcluir
  4. Très sympathique second blog...en vous remerciant d' avoir adhéré au mien !
    A très bientôt !

    ResponderExcluir
  5. L' art c' est ce qui fait que l' on accroche un moteur à la vie !
    Pas un jour sans un dessin ou une peinture, prolonger le corps au-delà du corps, la main guide cet itinéraire !
    Jean Marie Staive . France

    ResponderExcluir
  6. Regina, Versus e Staive,

    obrigada pelas boas palavras. Todos precisamos de carinho e do olhar que nos torna visíveis.
    Agradeço de coração estarmos juntos!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. BExCLUSIVE MAGAZINE

    enviei mensagem para você, recebeu?
    Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  8. Eliane, a psicanálise é um ato de amor, onde psicanalista e paciente precisam estar em sintonia, para q a ajuda se faça. Quanto a arte, isso demonstra sensibilidade, o q é necessário para essa relação de ajuda sem maternidade. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Perfeito Eliane, é isso mesmo e vc deve ser uma excelente terapeuta!
    Viva o amor e a vida!

    ResponderExcluir
  10. Unfortunately I don't understand language, but pics are v. cute )

    ResponderExcluir